Parceiros



Enem 2026 traz inscrição automática para concluintes da rede pública

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação

Período de confirmação vai de 25 de maio a 5 de junho; locais de prova serão ampliados para 10 mil escolas.

 

O edital do Enem 2026 já está disponível e traz uma mudança importante para ampliar o acesso ao ensino superior: estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas terão inscrição automática. Mesmo assim, todos os participantes precisam acessar a Página do Participante entre 25 de maio e 5 de junho para confirmar os dados e complementar informações, como cidade de prova, língua estrangeira e eventuais necessidades de acessibilidade.

A taxa de inscrição permanece em R$ 85, com pagamento até 10 de junho via Pix, cartão, débito ou boleto. Candidatos isentos também devem confirmar participação no sistema. No mesmo período, serão recebidos pedidos de atendimento especializado e de tratamento por nome social.

O edital também confirma a ampliação dos locais de prova, que devem chegar a cerca de 10 mil escolas em todo o país. A medida busca reduzir deslocamentos e permitir que até 80% dos concluintes da rede pública realizem o exame na própria instituição onde estudam. Para quem precisar se deslocar para outro município, o MEC estuda alternativas de apoio logístico.

O Enem 2026 segue permitindo a certificação do ensino médio para maiores de 18 anos que não concluíram a etapa. O pedido deve ser feito no ato da inscrição.

Participantes que necessitam de atendimento especializado — como pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e outras condições específicas — devem solicitar o recurso durante a inscrição. Já travestis, transexuais e pessoas trans terão o nome social aplicado automaticamente, conforme cadastro na Receita Federal.

O programa Pé-de-Meia também terá incentivo extra: estudantes beneficiários que concluírem o ensino médio em 2026 e comparecerem aos dois dias de prova receberão R$ 200 adicionais.

As provas serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro.

O Enem continua sendo a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas por meio de Sisu, Prouni e Fies, além de permitir acesso facilitado a instituições portuguesas conveniadas ao Inep.

 

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo