Parceiros



“Águas de março” devem se prolongar e manter chuva acima da média em Minas

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação

Todas as regiões mineiras têm sinais de muita chuva

 

Março marca o fim do verão no hemisfério Sul e, historicamente, é um mês bastante abafado no Brasil. A atmosfera e o oceano ainda concentram grande quantidade de calor acumulado ao longo da estação, o que favorece a formação de nuvens carregadas e pancadas típicas de fim de tarde.
Em Minas Gerais, as chamadas “águas de março” devem se prolongar neste ano. Apesar da fama de encerrar o período chuvoso, a tendência é que as precipitações avancem até o início - e possivelmente meados - de abril em grande parte do estado.
De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto Climatempo, os modelos indicam chuvas acima da média histórica em praticamente todas as regiões mineiras, mas sem sinal, até o momento, de um novo evento extremo como o registrado em fevereiro.

Fevereiro histórico e devastador
O mês de fevereiro entrou para a história recente de Minas. Em Belo Horizonte, a estação convencional do Santo Agostinho registrou 368,3 milímetros em fevereiro de 2026, 107% acima da média histórica de 177,7 mm. Na Pampulha, o acumulado foi de 308,2 mm.
Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, o volume chegou a 752,4 mm, cerca de 342% acima da média de 170,3 mm. O temporal iniciado em 23 de fevereiro deixou 72 mortos e devastou cidades da Zona da Mata. Só em Juiz de Fora, 8.584 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas, e a Defesa Civil registrou 2.666 ocorrências.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo