Parceiros



Sapucaia: desfile cívico marca abertura das comemorações pelos 143 anos do município

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação



Um belo desfile cívico marcou a abertura das comemorações pelos 143 anos do município de Sapucaia, contando com a presença de cerca de 900 alunos das escolas da cidade. Uma solenidade foi promovida nesta quinta-feira (7), pela Prefeitura Municipal na Praça do Fórum, na qual a secretária de Educação Lindalva Alípio se pronunciou agradecendo ao prefeito, à equipe da Secretaria de Educação, aos demais colaboradores da administração municipal e à população pelo apoio nos eventos realizados.

Em seguida, o prefeito Fabrício Baião enalteceu e agradeceu a participação de todos neste dia: população, autoridades, secretários, vereadores, Polícia Militar e Guarda Municipal, além dos prefeitos de Areal, Flávio Bravo, e Paraíba do Sul, Alessandro Bouzada, que também estavam presentes na cerimônia. “Trata-se de um grande momento, em que comemoramos a emancipação política de nossa cidade e é muito importante contar com o apoio de todos vocês”. Fabrício convidou a população para acompanhar, ainda, a sessão solene da Câmara pelo aniversário da cidade, que foi realizada também nesta quinta-feira.

O prefeito anunciou ainda que no dia 10 de dezembro será inaugurada, na Praça Miguel Couto Filho (Praça da Árvore Grande), o Natal Luz, dando início assim à programação de Natal organizada pela Prefeitura, com participação do Papai Noel, que também estará presente em todos os distritos em datas variadas. “O Natal é uma ocasião muito importante, tempo de celebração e de esperança, e este ano nosso Natal será especial”, afirmou Fabrício Baião.

Em seguida, teve início o desfile cívico, com a apresentação da Fanfarra Prefeito Samir Nasser, de Três Rios, conduzida pelo maestro Dilson de Carvalho Júnior. Primeiramente, desfilou o Pelotão da Guarda Municipal, com um efetivo de 16 guardas que exercem suas atividades em toda a extensão do município. O 1º pelotão, denominado “Educação e Ludicidade”, contou com a participação de alunos da Educação Infantil das Creches Municipais Izabel Ferrez da Silva e Professora Dicéia Alves Jardim Francisco; da Escola Municipal Sebastião Alves Rodrigues e do CEMA – Professora Carmem Resende Moreira Pacheco.

O 2º pelotão, “Alfabetizar Letrando”, foi formado pelo pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Municipalizada Bairro São João e das Escolas Municipais Dra. Maria de Lourdes Salomão e Clube dos Duzentos. Já o 3º pelotão, “Fora da escola não pode!”, trouxe os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulino Fernandes; do CEMP – Professora Dezilma Marques de Souza e do Colégio Estadual República do Líbano, de Anta.

 

No 4º pelotão, “Seja valorizado! Venha para o EJA! Você é importante! Você tem valor!”, estavam os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Sapucaia; e no 5º pelotão, “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”, foi a vez doa alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e da Educação Inclusiva da Rede Municipal. O 6º pelotão “Semeie atitude e salve o planeta”, foi formado pelos alunos das Escolas Municipais do Campo: Boa Sorte, Dolores Ferreira de Oliveira, Nossa Senhora Aparecida, Theodora Alves da Silva, Dr. João de Lima Vianna, Bom Jardim, Pião e Pinheiral.

Em seguida, veio o desfile da Segunda Fanfarra, também de Três Rios, denominada Guilhermina Guinle, sob a direção do maestro Carlos Eduardo. Ela foi seguida pelo 7º pelotão, “Faça uma reciclagem interior, reavalie seus conceitos!”, que contou com a participação da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Cooper Elizabeth), representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O 8º pelotão, “Esporte é vida!”, foi composto por funcionários da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e do PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade).

Encerrando o desfile, o pelotão de encerramento, “Bandeira, símbolo e tradição!”, trouxe alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Colégio Cenecista Governador Roberto Silveira da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). Ao final, a Fanfarra Prefeito Samir Nasser apresentou o Hino Nacional, finalizando o desfile.

Na ocasião, Sapucaia recebeu ainda o Projeto Estação Digital, com o objetivo de esclarecer sobre o desligamento do sinal analógico – previsto para novembro do próximo ano. Uma vasta programação também animou os presentes, como: apresentação de Dança do Ventre (Projeto Cia. Teatro Luz); Coral da Terceira Idade (Projeto Viver); Apresentação de dança Jingle Bells (Projeto Sonhar); e música natalina instrumental (Projeto Idealizar).

Ainda durante o evento, a Secretaria de Meio Ambiente distribuiu mudas de plantas e fez a coleta seletiva; e a carreta do OdontoSesc também foi destaque, realizando no local os atendimentos à população que já estavam previamente agendados.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo