Parceiros



Nova Friburgo terá primeira turma de Tecnologia Cervejeira

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação

 

No dia 20 de setembro (quarta-feira), o Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, em parceria com a Firjan/Senai e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), fará o lançamento da Cartilha de Legalização de Cervejarias durante evento de formatura da primeira turma de Tecnologia Cervejeira de Nova Friburgo. A iniciativa é parte do programa da instituição em prol do desenvolvimento do setor produtivo de Cervejas Especiais na região e acontecerá às 19h, no Senai Espaço Moda, que fica na Avenida Conselheiro Julius Arp, nº 85 – Centro.

A formatura contará, além do lançamento da Cartilha de Legalização de Cervejarias, com a entrega de certificado e degustação da cerveja estilo “Pilsener German” preparada por cada participante durante as aulas práticas do curso.

A cartilha é mais um instrumento de incentivo ao segmento cervejeiro, cujas atividades sinalizam forte crescimento e plena expansão não só no estado do Rio de janeiro, mas em todo país, conforme estudo do Sebrae de Inteligência de Mercado no Brasil, disponível em: www.sebrae.com.br.  

 

Objetivos e subsídios

 

De acordo com Márcia Moreira, analista do Sebrae/RJ, o objetivo da instituição é viabilizar ações voltadas para a inovação tecnológica, o aprimoramento da qualidade e padronização da bebida, além de alavancar os resultados das empresas do ramo de Cervejas Especiais na Região Serrana. “Esses são alguns fatores que motivam o Sebrae/RJ a estar subsidiando 70% do custo do projeto de Cervejas Especiais na região. O subsídio tem origem no programa Sebraetec - instrumento da instituição que permite às empresas de qualquer setor econômico a ter acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia - visando a melhoria de processos e produtos e/ou introdução de inovações nas empresas e mercados, sendo mais eficiente e competitiva”, destaca.

Os cursos ministrados são viabilizados pelo ‘CicloTec’ do projeto Cervejas Especiais no estado, em parceria com a Firjan/Senai, o Sindicato da Alimentação de Nova Friburgo e a Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio de Janeiro (órgão vinculado ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA).

 

Novas oportunidades

 

As iniciativas do Projeto de Cervejas Especiais do Sebrae/RJ não param por aí e ainda este ano outros empresários do segmento poderão aderir à iniciativa. No dia 21 de setembro, começará uma turma para o curso de Análise Sensorial, cuja carga horária é de 24 horas e inclui em sua programação os seguintes assuntos: Metodologia com ensaios analíticos e de consumidor; Análise sensorial aplicada ao controle de qualidade: aspectos tecnológicos de processo, relação de causa, efeito e prevenção de defeitos na cerveja com Simulação de defeitos provocados na cerveja.

No dia 03 de novembro começam as aulas da segunda turma do curso de Tecnologia Cervejeira, que abordará os seguintes temas:

 

- Tecnologia Cervejeira- Carga horaria total 80h:

 

- Curso de Gestão de Técnicas Produtivas para o setor de micro cervejaria

Matérias-primas: Malte, água cervejeira, adjuntos cervejeiro e lúpulo;

 

- Curso de Preparação de Mosto - Moagem do Malte, Mosturação, Clarificação do Mosto, Fervura e separação de trub;

 

- Curso de Sanitização, Cálculo de Brassagem, Aula Prática de Preparação de Mosto;

 

- Curso de Levedura Cervejeira, Fermentação, Maturação e Filtração de cerveja;

 

- Curso de Avaliação de Produto Acabado (Estabilidade Físico-química e Microbiológica da Cerveja, Envasamento e embarrilamento da cerveja).

 

Para os interessados em obter mais informações sobre o projeto de Cervejas Especiais, basta entrar em contato com o Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ pelo telefone: (22) 2523-6908, ou enviar e-mail para: marciamoreira@rj.sebrae.com.br.

O requisito para receber o subsídio do Sebraetec e participar dos cursos é que os pretensos participantes tenham CNPJ e, caso o interessado seja Microempreendedor Individual (MEI), deverá passar por uma análise do Sebrae/RJ.

Outros que podem ser beneficiados são os produtores caseiros com potencial para empreender, produtores terceirizados (ciganos) e produtores com planta instalada.

 

Histórico do projeto

 

De acordo com Márcia Moreira, analista responsável pelo projeto de Cervejas Especiais no Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, tudo começou oficialmente em 2014 e desde então, muitas ações estão acontecendo em prol do desenvolvimento e transformação do setor nas diversas regiões do estado do Rio de janeiro. “Em nossa região, devemos destacar algumas iniciativas que consideramos importantes, entre as quais, a consultoria que prestamos ao município de Nova Friburgo para implementação de Lei Municipal que disponibiliza incentivos ao segmento cervejeiro. Além disso, também realizamos atendimento aos empreendedores para elaboração de plano de negócios  e viabilidade do empreendimento tendo como base o modelo de negócio a ser desenvolvido. Outra frente é disponibilidade do Espaço Sebrae de acesso a mercados para visibilidade da marca de empreendedores recém-legalizados, em início de atividade, como aconteceu no evento ‘Mondial de La Bierre’, em 2014, 2015 e  2016, no Pier Mauá”, explica.

Outras iniciativas locais realizadas pelo projeto desde 2014 incluem, consultorias nas empresas in loco na fase de implantação, a realização de oficinas no Escritório Regional do Sebrae/RJ, em Nova Friburgo, com os seguintes temas abordados:

- Plano de Negócios;

- Metodologia Canvas (visando preparar o empreendedor a desenvolver o seu modelo do negócio cervejeiro);

- Oficina de Mercado (sobre a importância do produto no ponto de venda);

- Seminário de Tributação Cervejeira (na sede do Sebrae/RJ).

Em 2015, a Coordenação de Alimentos e Bebidas do Sebrae Nacional realizou uma missão técnica com os gestores das regionais do Sebrae/RJ até o Sul do Brasil para o Festival Brasileiro da Cerveja, evento realizado anualmente desde 2010, em Blumenau, Santa Catarina, que é considerado o maior do país.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo