Parceiros



Cantata de Natal deste ano em Cantagalo será nas janelas do prédio do Fórum

Autoria: Gilmar Marques  |  Fotos: Gilmar Marques

Marcada para o próximo dia 11 de dezembro (sexta-feira), a partir das 20 horas, a Cantata de Natal de Cantagalo, que já se tornou tradição na região, desta vez será realizada nas janelas do prédio do Fórum, na Praça João Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz. “É que, este ano, o Cantagalo Turismo Hotel, onde a cantata é realizada desde a sua primeira edição, está passando por obras de reforma”, explica a secretária municipal de Educação, Fernanda Torres.
A utilização do prédio, cuja construção data de 1890, foi autorizada pelo juiz da Vara Única da Comarca de Cantagalo, Márcio Barenco Corrêa de Mello, após pedido formulado pelo prefeito Saulo Gouvea. A apresentação, que promete encantar e emocionar o público mais uma vez, será realizada por um coral de, pelo menos, 100 crianças de escolas públicas e privadas, envolvendo as três redes de ensino na cidade – municipal, estadual e particular. A organização é uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura, de Educação, e de Turismo.
Os ensaios tiveram início na última segunda-feira, 23 de novembro. Já no primeiro encontro, as crianças mostraram que a apresentação poderá superar todas as expectativas. As crianças cantoras interpretarão clássicos universais em homenagem ao nascimento do Menino Jesus. ‘Noite Feliz’, ‘Bom Natal’, ‘Bate o Sino’, canções gospel, numa apresentação ecumênica, além de um pout-pourri de músicas de pastoril, são alguns dos destaques dos ensaios. O evento, que é gratuito, quer levar, mais uma vez, o clima natalino aos corações de cantagalenses e visitantes.


Cantata
Do italiano “cantata”, é um tipo de composição vocal, para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental, às vezes também com coro, de inspiração religiosa ou profana, contendo, normalmente, mais de um movimento e cujo texto, em vez de ser historiado, descrevendo um fato dramático qualquer, é lírico, descrevendo uma situação psicológica. Este gênero foi muito explorado, no período Barroco, por compositores como Johann Sebastian Bach, que escreveu mais de 200 cantatas, muitas delas com trechos famosos, como é o caso do coral Jesu bleibet meine Freunde (Jesus, alegria dos homens), da cantata BWV 147.
É o gênero mais importante de música de câmara vocal do período Barroco, o principal elemento musical do culto luterano. Na Itália, a palavra “cantata” foi usada pela primeira vez para variações estróficas na Cantade el arie, de Alessandro, o Grande, e logo passou a ser aplicada a peças que alternavam seções de recitativo, arioso e em estilo de ária.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo