Parceiros



Balões, OVNIs e mistério: o que está acontecendo na América do Norte?

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação

Uma série de incidentes de OVNIs (não necessariamente de origem extraterrestre) preocupa os governos dos Estados Unidos e do Canadá. Tensões com a China.

 

Um caça F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA abateu um objeto voador não identificado sobre o Canadá na tarde de sábado (11), anunciou o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau no Twitter.
Isso aconteceu logo depois que o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) alertou sobre um "objeto aéreo de alta altitude" voando sobre o norte do Canadá.
"Eu ordenei o abate de um objeto não identificado que violou o espaço aéreo canadense. O NORAD derrubou o objeto sobre o Yukon. Aeronaves canadenses e americanas foram posicionadas e um F-22 dos EUA disparou com sucesso contra o objeto", disse Trudeau em um comunicado no Twitter, e continuou: “Falei com o presidente Biden esta tarde. As Forças Canadenses irão agora recuperar e analisar os restos do objeto."
Uma fonte de alto escalão do governo com conhecimento direto da situação disse à CBC News que o governo canadense foi alertado pela primeira vez sobre o objeto na sexta-feira (10), enquanto ainda viajava pelo Alasca. Segundo esta mesma fonte, o objeto atravessou para o Canadá no sábado de manhã e o primeiro-ministro Trudeau ordenou ao país que chegasse primeiro que o abatesse.
O major Olivier Gallant, porta-voz do NORAD em declarações à Associated Press, disse que o Pentágono determinou o que era, mas não revelaria os detalhes.
É o segundo objeto derrubado nos céus da América do Norte nos últimos dois dias, e o terceiro em menos de uma semana. Na sexta-feira, a Casa Branca anunciou que um objeto não identificado que representa uma "ameaça razoável" foi abatido sobre o Alasca. O Pentágono evitou comentar sobre este incidente, afirmando apenas que o objeto era do tamanho de um carro pequeno, não era tripulado e estava voando em altitudes usadas por aeronaves comerciais.
A esse respeito, o NORAD indicou no sábado que "não tinha mais detalhes neste momento sobre o objeto, incluindo suas capacidades, propósito ou origem".

O balão meteorológico chinês era um balão espião
Há alguns dias, um avião de guerra dos EUA abateu um suposto balão meteorológico chinês na costa da Carolina do Sul em 4 de fevereiro, depois de passar vários dias atravessando o país.
A China reconheceu a existência do balão caído na semana passada, mas alegou que era puramente "de natureza civil" e havia se desviado do curso devido às condições meteorológicas inesperadas. No entanto, fontes do Pentágono indicaram que as antenas e câmeras transportadas pelo balão não correspondiam aos sensores que um balão meteorológico normalmente carrega.
De acordo com o governo Biden, o balão chinês fazia parte de um programa de espionagem liderado por militares que abrangeu mais de 40 países, incluindo Taiwan, Japão e alguns países latino-americanos.
Este fato causou uma crise diplomática entre os Estados Unidos e a China.

Mistério OVNI do Alasca
Na sexta-feira, o governo dos Estados Unidos abateu um "objeto voador não identificado de alta altitude" sobre o Alasca, depois de ter sido determinado que representava uma "ameaça razoável ao tráfego aéreo civil", pois voava a 40.000 pés, ou 12.000 m. O OVNI, que NÃO era caracterizado como um balão, foi abatido por caças designados ao Comando Norte dos EUA e o presidente Biden referiu-se à operação como um "sucesso".
Caças F-35 foram implantados na área onde o objeto foi detectado na noite de quinta-feira (09) e o segundo na manhã de sexta-feira. Ambos trouxeram informações "limitadas" e conflitantes sobre o objeto.
Conforme relatado pela CNN, alguns pilotos disseram que o objeto "interferiu com seus sensores" a bordo, mas nem todos os pilotos relataram ter passado por tal situação. Outros afirmaram não ter visto nenhum sistema de propulsão identificável no objeto e, portanto, não puderam explicar como ele permaneceu no ar, navegando a 12 km de altitude. Essas contas explicam o sigilo do Pentágono sobre o objeto.
Neste momento, equipes especiais estão tentando recuperar os restos do objeto, que jaz no mar congelado acima das águas territoriais dos Estados Unidos, com grande esforço devido às condições meteorológicas e ambientais adversas.

Último momento
Na noite de sábado, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), emitiu um NOTAM (NOtice To AirMan), classificando o espaço aéreo ao redor de Havre, Montana (perto da fronteira com o Canadá), como "espaço aéreo de defesa nacional". Os pilotos que não cumprirem o seguinte procedimento poderão ser interceptados, detidos e interrogados por pessoal das forças de segurança."

Claramente a situação é preocupante para os responsáveis pela segurança do espaço aéreo e pela segurança nacional, tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo