Parceiros



I Semana da Diversidade do TRE-RJ terá série de lives

Autoria: Divulgação  |  Fotos: Divulgação

Evento é promovido pela Comissão de Promoção da Igualdade, Diversidade e Não Discriminação (Iguais) do Tribunal

O TRE-RJ irá promover a I Semana da Diversidade, de 28 de junho a 2 de julho. O evento contará com lives em que serão debatidos formas de combate ao preconceito e de inclusão de minorias LGBTQI+. Idealizado pela Comissão de Promoção da Igualdade, Diversidade e Não Discriminação (Iguais), o evento tem como objetivo discutir a atuação das minorias trans e homoafetivas na luta por direitos. "Dar voz e visibilidade a esses grupos identitários é um meio de promover a igualdade", afirma a presidente da Iguais, Gisele Goneli.
As lives serão transmitidas pelo canal do TRE-RJ no Youtube, às 11h. Abrindo a programação, a juíza eleitoral e escritora Andréa Pachá irá falar sobre direito da família homoafetiva, na segunda-feira (28). A deputada trans de Pernambuco Robeyoncé Lima, abordará a criminalização da LGBTIfobia, na palestra da quarta-feira (30). Por fim, a historiadora Heliana Hemetério traz o tema do enfrentamento à LGBTIfobia, na sexta-feira (2).
A Iguais preparou ainda uma entrevista com o psicólogo Ramiro Catelan, doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que será divulgada no blog do TRE-RJ (Comunidade Virtual ), na terça-feira (29). Na pauta da conversa está a diferenciação sobre identidade de gênero e orientação sexual, entre outros temas. Também no blog será divulgada, na quinta-feira (1º) uma lista de filmes e séries com temática LGBTQI+. A Semana da Diversidade terá ainda sorteio de camisas aos participantes.

Palestrantes
Andréa Pachá é titular da 234ª Zona Eleitoral, em Realengo. Magistrada do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro desde 1994, ela tem experiência profissional de destaque na área de Direito de Família e Sucessões. É autora de diversos livros, entre os quais "Segredos de Justiça" e "A Vida não é Justa", tendo sua obra inspirado uma série ficcional, com duas temporadas de exibição no programa Fantástico, da Rede Globo. Foi conselheira do CNJ de 2007 a 2009, responsável pela criação do Cadastro Nacional de Adoção e pela implantação das Varas de Violência contra a mulher como política judiciária nacional.
Primeira advogada trans de Pernambuco, Robeyoncé Lima foi eleita deputada no estado em 2018 por meio do mandato coletivo "Juntas", que defende causas de minorias sociais. Ações contra a transfobia e o preconceito racial estão entre as principais bandeiras de Robeyoncé, negra e nordestina, que tem graduação em Geografia, Direito e Tecnologia em Gestão Ambiental.
Heliana Hemetério é historiadora e vice-presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), além de titular no Conselho Nacional de Saúde (CNS), representando o segmento LGBTI. Sua atuação tem como foco a articulação entre movimentos sociais para fortalecer o enfrentamento ao racismo e à LGBTIfobia.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo