Parceiros



Maio registra aumento de quase 70% nos óbitos por Covid-19 frente à média da pandemia no Rio de Janeiro

Autoria: Divulgação  |  Fotos: Divulgação

Dados dos Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil revelam que, mesmo com queda nos óbitos em comparação com o mês passado, números ainda estão acima da média

Com o terceiro pior número de mortes desde o início da pandemia da Covid-19 no Rio de Janeiro, o mês de maio mostrou que os números da doença ainda estão longe de estarem controlados. Se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença no Estado, o mês que se encerrou registrou aumento de 67,7% no número de falecimentos, atingindo a marca de 5.592 mortes, frente a uma média de 3.332.
Os números de maio só são melhores quando comparados com o mês de maio de 2020, o pior mês da pandemia no Rio de Janeiro, auge da segunda onda da doença que lotou UTIs de hospitais em todo o território nacional. Na comparação com abril a queda foi de 27,2%. Em números absolutos, maio registrou 5.592 óbitos causados pelo novo coronavírus, enquanto abril teve 7.678.
Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), e podem ainda sofrer mudanças, uma vez que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode chegar a até 12 dias do falecimento.
"É possível acompanhar mês a mês a variação dos dados de óbitos pelo Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil e o que ele nos mostra é que mesmo com a diminuição de óbitos na faixa etária que já foi vacinada, os números ainda são muito expressivos e estão muito acima da média historicamente registrada do Estado. Portanto, nos mostra o quanto necessário ainda são as medidas de prevenção divulgada pela comunidade científica", explica Humberto Costa, presidente da Arpen RJ.

Maio/20 x Maio/21
Um ano depois, maio de 2021 registrou queda de 17,4% dos óbitos no Rio de Janeiro por Covid-19 em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 5.592 mortes no mês passado frente a 6.770 em maio do ano passado. Na mesma comparação, 18 Estados apresentam números maiores este ano, enquanto nove apresentam redução quando comparados ao mesmo período do ano passado.
Já no Brasil, maio de 2021 registrou um aumento de 71,9% dos óbitos no Brasil em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 49.282 mortes no mês passado frente a 28.667 em maio do ano passado. Na mesma comparação, 18 Estados apresentam números maiores este ano, enquanto nove apresentam redução quando comparados ao mesmo período do ano passado.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo