Parceiros



Startups mostram força e movimentam mercado de games

Autoria: Redação  |  Fotos: Eliane Carvalho

Mercado não foi afetado pela pandemia

 

Startups mentoradas pelo StartupRio, programa vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, ganharam destaque em 2020. Enquanto o game Deathbound, da desenvolvedora Trialforge Studio, levou o prêmio de melhor jogo no Festival SBGames, a também desenvolvedora Dumativa conseguiu uma arrecadação histórica na campanha de financiamento coletivo para desenvolver o jogo Ordem Paranormal: Enigma do Medo, quando alcançou R$ 3,2 milhões.

O StartupRio é responsável pelo desenvolvimento de mais de 60% das empresas de jogos eletrônicos no estado e tem um portfólio de 20% das empresas aceleradas com foco em jogos ou gamificação.

“É uma indústria que simplesmente não parou nem por causa da pandemia. O mercado brasileiro tem sido muito forte. Este ano espera-se que o faturamento com games no Brasil ultrapasse R$ 1,6 bilhão”, afirmou Paulo Espanha, coordenador-geral do StartupRio.

Durante a pandemia, a Dumativa lançou campanha de financiamento coletivo. A meta inicial era arrecadar R$ 500 mil, mas a recepção do público foi tão boa que a desenvolvedora pôde expandir o escopo do que estava criando. A empresa foi formada por um conjunto de compositores, roteiristas, designers e programadores.

Dois de seus membros participaram de editais do StartupRio: Vinícius Braga, coordenador de projetos e produtor musical, e Mairon Luz, designer de jogos sênior, levaram suas experiências e conhecimentos adquiridos no programa para a empresa.

“A Dumativa começou como um grupo de amigos que resolveu desbravar a indústria de jogos e entretenimento digital no Brasil. Após alguns projetos sem sucesso comercial, a gente conseguiu se recuperar. Já participamos do Rock in Rio, Game XP e Comic Con Experience. Em 2021, a gente quer expandir ainda mais”, comentou Júlia Teixeira, gerente de comunidade da desenvolvedora.

Em novembro, a Trialforge Studio viu o jogo Deathbound, seu primeiro grande projeto, ganhar o prêmio de Melhor Jogo pelo júri técnico e o júri popular no Festival SBGames, além de ser indicado em outras cinco categorias. O game, ainda em desenvolvimento, é sobre uma jornada de mortalidade, identidade, fanatismo e luto.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo