Parceiros



PF investiga superfaturamento na venda de insumos contra Covid-19

Autoria: Redação  |  Fotos: Polícia Federal

 

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (21) em Juiz de Fora a Operação "Guaxinim" para investigar o superfaturamento na aquisição de insumos e equipamentos hospitalares para combate à Covid-19.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), os materiais médico-hospitalares foram vendidos à Prefeitura de Juiz de Fora por dispensa de licitação no contexto da pandemia. As contratações somam aproximadamente R$ 2 milhões e foram realizadas junto a dois fornecedores distintos.

Os alvos da investigação são empresas laranjas que venderam materiais superfaturados para prefeituras em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Juiz de Fora em endereços relacionados a sócios e proprietários das empresas em Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Paty do Alferes.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Juiz de Fora, que informou através de nota que acompanha as investigações e que nenhum mandado de busca e apreensão foi cumprido em prédios do Executivo, bem como nenhum servidor da administração foi alvo da operação.

 
Buscas
No Rio, os investigados seriam empresários que estariam compondo uma organização criminosa. As buscas aconteceram no Encantado, Rocha Miranda e no condomínio Pontões, na Barra da Tijuca.

A reportagem também apurou que foram cumpridos mandados em Paty do Alferes, na casa do empresário Roberto Murilo di Jayme Marra. Ele é proprietário da empresa VER 55, com sede no município. Na residência, foram apreendidos o celular dele, do filho e um notebook.

Por telefone, a esposa de Roberto e advogada da empresa, Eliane Marra, negou irregularidades e afirmou que a empresa não atua mais no mercado, e que ainda não teve baixa porque é alvo de um processo que corre na 3ª Vara Federal de São João de Meriti, sobre empresas suspeitas de participarem de um esquema criminoso envolvendo licitações e pregões de prefeituras do Estado do Rio de Janeiro.

Também na cidade do interior fluminense, a Polícia Federal realizou buscas na sede da empresa VMGMAR. No local, foram levados documentos.

A empresa firmou três contratos para aquisição de insumos de enfermagem em caráter emergencial para atender à Prefeitura de Juiz de Fora. A soma dos valores ultrapassa R$ 1,96 milhão.

A reportagem tentou entrar em contato proprietário da VMGMAR, Ottoni Gomes de Oliveira, mas não conseguiu até a publicação desta edição. Ainda por telefone, a empresária e advogada Eliane Marra afirmou que Ottoni encontrava-se hospitalizado nesta quarta-feira (21).

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo