Parceiros



Laboratório da Uerj integra rede global para pesquisas da covid-19

Autoria: Redação  |  Fotos: Salvador Scofano

 

O Laboratório HEPGrid (High Energy Physics Grid), do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), faz parte de um seleto grupo de instituições de todo o mundo dedicadas a combater a pandemia do novo coronavírus por meio do compartilhamento de uma malha global de serviços computacionais de alto desempenho, voltada a diversas áreas do conhecimento, a Open Science Grid (OSG). No Brasil, apenas a Uerj e a Unesp participam dessa rede de cooperação internacional.

O HEPGrid da Uerj vem disponibilizando sua estrutura computacional para colaborar com projetos de pesquisas sobre a covid-19 desde o dia 6 de maio. De acordo com Luiz Mundim, professor do Departamento de Física Nuclear e Altas Energias e coordenador do trabalho, o objetivo maior é mostrar ao mundo que a cooperação científica é o caminho para encontrar a solução de problemas graves como, por exemplo, uma pandemia.

“São laboratórios do mundo inteiro fornecendo recursos computacionais em prol de um mesmo desejo: ajudar a entender e a combater o vírus da covid-19 e, assim, minimizar seus estragos no mundo. Temos a ciência como ferramenta, mas entendemos que a união dos esforços e dos conhecimentos é que vai nos mostrar o caminho”, afirmou Mundim.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo