Parceiros



Centro Hospitalar da Fiocruz para Coronavírus começa a receber pacientes

Autoria: Redação  |  Fotos: Leonardo Oliveira



Pacientes com Covid-19 começaram a ser recebidos no Centro Hospitalar da Fundação Oswaldo Cruz nesta terça-feira (19). A unidade de saúde fica em Manguinhos, onde também é a sede da fundação. As transferências para o local são definidas pela central estadual de regulação de vagas.

De acordo com a fundação, "os leitos serão ocupados gradualmente, a partir da avaliação diária e conjunta da direção com as secretarias municipal e estadual de saúde". Isso, de acordo com a Fiocruz, garante a segurança necessária "tanto para pacientes quanto para os profissionais de saúde".

"Neste momento, em que acompanhamos com tanta preocupação o aumento de casos e de mortes em nosso país, e em particular no Rio de Janeiro, é com grande emoção que entregamos esse hospital dedicado exclusivamente à Covid-19 e que permanecerá como um legado para o Sistema Único de Saúde", ressaltou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, durante visita de reconhecimento.

O complexo ocupa uma área total de 9,8 mil metros quadrados e conta com entrada exclusiva para ambulâncias e heliponto. A Fiocruz informou que, funcionando plenamente, a unidade terá 195 leitos destinados ao tratamento intensivo e semi-intensivo.

Construído em 2 meses e em regime emergencial, o hospital tem características específicas, o que o diferencia de outros hospitais de campanha.

Por exemplo, a unidade conta com um sistema de isolamento para infecções por aerossóis – como é o caso da Covid-19. Além disso, os quartos são individuais e uma tubulação suga o ar contaminado, que é filtrado antes de ser devolvido à parte externa da unidade.

O centro hospitalar também tem uma central de tratamento de esgoto própria, criada para tratar resíduos com o novo coronavírus e dar uma destinação segura aos dejetos.

A Fiocruz detalhou que o centro se trata de uma unidade hospitalar fechada, ou seja, não há atendimento de emergência. Os pacientes levados para o local são transferidos de outras unidades de saúde.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo