Parceiros



Petrópolis sedia etapa de formação de coordenadores pedagógicos

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação



Coordenadores pedagógicos de todo o Estado participaram nessa quarta-feira (19) de mais uma etapa de formação realizada pela Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – no Salão Nobre da UCP. A Secretaria de Educação de Petrópolis também marcou presença no evento.

Participaram do encontro profissionais de municípios como Areal, Bom Jardim, Cachoeira de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Moraes e Petrópolis.

A formação em Petrópolis foi realizada por professores de Duque de Caxias, Nova Friburgo e Queimados. “Somos professores que atuam nas redes, em salas de aula e estamos trabalhando em conjunto, em regime colaborativo desde 2015 para documentar o andamento da implantação da Base no Estado. Os encontros são importantes para refletirmos nossa atuação e pontos positivos da implantação”, contou Roseclair Rocha, docente em Duque de Caxias.

Vale salientar que a rede municipal de Petrópolis já utiliza as competências previstas pela BNCC em seu planejamento. Inclusive, desde 2017, encontros de formação são realizados regularmente com orientadores das unidades. Durante o ano letivo as escolas e Centros de Educação Infantil já realizam atividades orientadas que trabalham competências como conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania.

A Base Nacional Comum Curricular define os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, da Educação Infantil até o Ensino Médio. Previsto em lei, é um documento técnico, construído a partir de outros documentos curriculares. A BNCC é obrigatória por lei. Está prevista na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases e no Plano Nacional de Educação.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .


A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Voltar ao topo