Parceiros



Petrópolis: educação recebe capacitação

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação


Profissionais de ensino passaram por um treinamento para o Defesa Civil nas Escolas nesta terça (11) e quarta-feira (12). A capacitação atendeu aproximadamente 240 responsáveis pelas instituições de ensino. Dessa forma, cada um deles poderá inserir as atividades do programa em sala de aula. A atividade foi realizada na Casa de Educação das 9h às 17h.

Os trabalhos serão desenvolvidos pelos alunos abordando as ameaças de cada estação: incêndios florestais e estiagem, no primeiro semestre, e deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio, no segundo. Os resultados deste trabalho, que começou em 2018, já estão sendo colhidos.

No ano passado, por exemplo, o Defesa Civil nas Escolas envolveu 212 instituições de ensino, sendo 180 da rede municipal, 30 particulares e outras duas estaduais, em 1.239 atividades. Ainda em 2019, 49 instituições produziram quatro ou mais atividades em cada semestre e são consideradas escolas ouro. Outras 17 fizeram três trabalhos e são prata e 19 são bronze, já que desenvolveram duas tarefas sobre as ameaças de cada estação.

A Secretaria de Defesa Civil vai premiar as escolas que participaram efetivamente da política pública em março.

Pioneiro no país e referência no Estado do Rio de Janeiro na prevenção de desastres, o programa está alinhado à estratégia internacional de redução do risco de desastres das Organizações das Nações Unidas (ONU). Graças à proposta de abordar a Defesa Civil em sala de aula, Petrópolis é destaque nacional com o programa, que também já rendeu um prêmio para a atual gestão.

Outra novidade é que Petrópolis foi selecionada para sediar o encontro da ONU sobre escolas seguras e cidades resilientes no Brasil. As Nações Unidas ainda irão anunciar a data do evento, que acontecerá até março deste ano.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .


A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Voltar ao topo