Tel: +55(24) 2271-1124  |  Email: folha@folhapopular.net.br




Parceiros



Ferramenta ajuda no controle do uso de agrotóxicos no estado

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação



No dia 11 de janeiro foi lembrado o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. Esta data serve para conscientizar sobre o uso indiscriminado do produto e os problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana. A fiscalização é feita por leis estaduais e federais, decretos e normas.

No Rio de Janeiro, uma importante ferramenta auxilia nessa ação. Implantado em 2017 e desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), o Sistema de Integração Agropecuária (SIAPEC) possibilita o maior controle do uso de agrotóxicos em todo o Estado.

“O controle de agrotóxicos é algo feito com muita seriedade no estado do Rio de Janeiro. Nesta plataforma digital reunimos dados sobre a comercialização e uso destes produtos em um único banco de dados.  Além disso, estamos auxiliando com o suporte da Emater os produtores na implantação da rastreabilidade, a nova norma que vai ajudar ainda mais nesse controle”, disse Marcelo Queiroz, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.



O SIAPEC realiza todo o monitoramento de controle de entrada de agrotóxicos até o destino final da embalagem. Por isso, o trabalho de aquisição desses defensivos só é permitido nas culturas recomendadas. Esse também é o grande foco da rastreabilidade, respeitar a dose e intervalo de carência entre a última aplicação e colheita.

“Esta ferramenta reúne informações sobre os produtos permitidos no Rio de Janeiro, registros dos fabricantes, receitas agronômicas e relatórios gerenciais, permitindo otimizar os recursos para as ações de fiscalização”, disse Leonardo Vicente da Silva, engenheiro agrônomo da Seappa.

Outras importantes formas de controle são o Registro Federal, feito pelo Ministério da Agricultura, com autorização da Anvisa e do Ibama, e o Cadastro Estadual, feito pela Seappa.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo