Parceiros



Estado discute combate à fome e insegurança alimentar

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação



O combate à fome, o acesso à ‘comida de verdade’ e não aos ultraprocessados, a ampliação das condições para a produção sustentável de alimentos, o enfrentamento aos problemas ambientais e de saúde decorrentes de formas não saudáveis e não sustentáveis de produzir alimentos e o abastecimento alimentar são os temas da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio de Janeiro, que acontece até sexta (6), na Uerj. A Cesans RJ 2019 é realizada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/RJ), com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), que preside a Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-RJ).

“A conferência é um momento fundamental de reunião entre representantes da sociedade civil e do poder público. Dentre os resultados esperados está a construção de um diagnóstico participativo da situação de segurança alimentar e nutricional no Estado do RJ e a definição das diretrizes e prioridades do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Esse documento apontará as ações que o Governo do Estado deverá implementar para combater a fome e garantir o direito humano à alimentação adequada da população fluminense”, adianta a secretária em exercício da SEDSODH, Fernanda Titonel.

 

Aumento da fome e da miséria

O evento acontece em um momento em que a atenção da sociedade e do governo se voltam para o aumento da pobreza e da fome no Brasil, apontado pelos últimos dados divulgados pelo IBGE - 13,5 milhões de brasileiros vivem em extrema pobreza (menos de R$ 8 por dia).

É neste cenário que ganha relevância a construção participativa de iniciativas voltadas à ampliação do acesso a alimentação saudável e da produção sustentável de alimentos no Estado do Rio de Janeiro, a exemplo da reabertura dos restaurantes populares e do apoio à agricultura familiar e urbana.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo