Parceiros



Atividade em Petrópolis alerta sobre doenças inflamatórias intestinais

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação



Este domingo (13) é dia de alertar e conscientizar sobre os cuidados com os sintomas das doenças inflamatórias intestinais. O tema vai ser tratado em evento na Praça D. Pedro, entre 9h e 13h, onde as ações de saúde serão intercaladas com atividades de esporte e de lazer. Médicos, psicólogos e profissionais de saúde estarão no local oferecendo orientações e atendimentos para o esclarecimento de dúvidas, além de aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

A proposta é oferecer esclarecimentos, mas principalmente, promover uma ação que contribua para a melhoria da autoestima das pessoas que já possuem o diagnóstico da doença. O município conta com ambulatório de especialidade no Hospital Alcides Carneiro para o cuidado e acompanhamento dos pacientes diagnosticados com alguma das doenças inflamatórias intestinais, como Crohn e Retocolite.

De acordo com o coordenador do evento, o gastroentereologista José Francisco da Silva Vieira, também responsável pelo ambulatório do HAC, Petrópolis acompanha o índice mundial de incidência das doenças inflamatórias intestinais. De acordo com o médico, a estimativa é de que uma proporção entre 0,5 a 10 pessoas, para cada 100 mil habitantes por ano, desenvolvam uma das doenças inflamatórias intestinais - retocolite ou crohn. “Um grande fator que garante os bons resultados no tratamento é a identificação precoce e todas as ações que têm sido realizadas para alertar sobre a doença têm contribuído para que as pessoas fiquem mais atentas aos sintomas e busquem o cuidado logo nos primeiros sintomas”, ressalta o médico.

Além de ações pontuais como a que será realizada no domingo, também são reforçadas as atividades de conscientização no mês de maio, período de intensificação do alerta sobre a doença. Anualmente é realizada a caminhada do Maio Roxo na cidade, que atrai mais de 300 pessoas em cada edição.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .


A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Voltar ao topo