Parceiros



Teresópolis foca em saúde do idoso

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação



Realizada na sede da Superintendência da Atenção Básica, no Rio de Janeiro, a edição 2019 do Encontro Estadual de Saúde do Idoso teve a participação da equipe da Secretaria de Saúde de Teresópolis.

Entre os assuntos, foi abordada a importância da implantação da caderneta do idoso como instrumento de rastreio e prontuário móvel do pessoal da terceira idade. O objetivo é reconhecer aqueles que se encontram em situação que requer atenção especializada.

Esse rastreio possibilita a avaliação multidimensional, que abrange três tópicos: a situação clínica, a funcionalidade e o quadro sociofamiliar dos idosos. A proposta é que, através do atendimento e de práticas de integração, o público desse segmento da população tenha uma vida independente por mais tempo, realizando suas atividades sem ajuda de terceiros.

Esse trabalho tem a Atenção Básica como principal instrumento de atuação, visto que as ações acontecem dentro e fora das unidades de saúde, através de visitas e busca ativa territorial.
Também foram debatidos temas como indicadores de suicídio entre idosos, mortalidade prematura (entre 60 e 69 anos), internações por causas evitáveis e os idosos que dependem exclusivamente do SUS.

Participaram do evento, representando a Subsecretaria de Atenção Básica de Teresópolis, a médica Fernanda Reis Sampaio, do posto de saúde da família de Pimenteiras, e a assistente social Raquel Proença, do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família).

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .


A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Voltar ao topo