Parceiros



Operações prendem 88 suspeitos no Sul Fluminense

Autoria: Redação  |  Fotos: TV Globo



O conluio de policiais militares e traficantes do Sul Fluminense e “milhares de reais em propinas”, segundo o MP-RJ, levaram a força-tarefa a deflagrar operações para prender 32 PMs do 28º Batalhão, em Volta Redonda. Até as 11h20 desta terça, 88 pessoas haviam sido presas, entre elas 25 militares.

Segundo as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP, traficantes pagavam propina para que policiais permitissem a livre venda de drogas em Volta Redonda. Os valores variavam de R$ 200 a R$ 1 mil, pagos geralmente a cada semana ou de 15 em 15 dias a grupos de PMs em viaturas. Os militares também recebiam por resgates a criminosos detidos.

"Os policiais denunciados receberam milhares de reais em propinas, [...], o que justifica o patrimônio ostentado por alguns dos denunciados, [...] incompatível com suas rendas oficialmente declaradas", diz a denúncia.

Os policiais são acusados de associação criminosa armada, corrupção, tráfico de drogas e roubo. As operações foram deflagradas a partir de sete denúncias apresentadas pelo MP-RJ, que envolvem os 32 PMs, 57 traficantes de Volta Redonda (com atuação em diferentes graus de hierarquia, dando origem à Operação Sideros) e 13 traficantes de Itatiaia e Resende (Operação Confinados).

 
Parcelamento
"A ganância dos integrantes desta malta era tão grande, que houve episódios em que alguns dos denunciados detiveram traficantes em flagrante delito na posse de drogas, e ajustaram o pagamento parcelado de propinas para sua liberação", diz uma das denúncias.

"Nestas ocasiões, parte do valor ajustado era quitada à vista, ao que sucedia a devolução dos entorpecentes pelos policiais aos detidos para sua revenda e, com o produto desta mercancia, tornar viável a quitação do saldo remanescente das respectivas propinas", continua o MP.

 
700 agentes nas ruas
As operações contaram com a participação de 700 agentes de segurança e apoio do Batalhão de Choque e do 28º BPM. Participaram da operação 310 policiais federais, 38 agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MP-RJ e cerca de 300 policiais militares.

As ações foram ajuizadas junto ao Juízo da Auditoria Militar, à 2ª Vara Criminal de Volta Redonda e à Vara Única de Itatiaia, que também deferiram mandados de busca e apreensão na residência dos acusados e em celas de presos.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo