Parceiros



UPAs reduzem tempo de atendimento em Petrópolis

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação



Após um mês sob administração da prefeitura, quem procura as unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Centro e de Cascatinha já pode perceber a melhora nos atendimentos, que é reflexo da ampliação do número de médicos e enfermeiros, das mudanças de fluxos e integração entre as unidades com toda a rede de Petrópolis. O tempo médio de espera foi reduzido em 40% e, em um mês, foram atendidas 14,5 mil pessoas.  Desde o dia 17 de agosto, as UPAs operam pelo Serviço Social Autônomo do Hospital Alcides Carneiro, o mesmo que gerencia o maior hospital público da cidade.

O objetivo do município é que as unidades se tornem, como já acontece no Hospital Municipal Doutor Nelson de Sá Earp e no HAC, as referências para toda a população. A cidade está avançando muito nos hospitais públicos e a prefeitura deseja que as experiências positivas sejam compartilhadas para todas as demais unidades da rede.

Um exemplo da melhora no atendimento foi a redução em cerca de 40% no tempo total em que o paciente fica acolhido dentro das unidades. Antes, quem buscava as duas UPAs levava, em média, cerca de 90 minutos entre a entrada, a consulta e a liberação. Com a nova administração, este tempo foi reduzido para 58 minutos, em média.

“Implementamos um trabalho para a redução, principalmente, da espera pelo atendimento. Após a classificação de risco, um funcionário capacitado fica de prontidão para acompanhar a fila de espera e mantém contato constante com os médicos. Além disso, demos mais agilidade em exames e diagnósticos”, explica o diretor das UPAs, José Victor Caldeira.

Em um mês sob a administração do Sehac, as UPAs atenderam 14.588 pacientes. Neste período, foram feitos 18.676 procedimentos laboratoriais e 3.436 exames de raio x.

As UPAs passaram a funcionar com dois médicos a mais em cada unidade – um médico visitador, para acompanhar os pacientes acolhidos, e outro de suporte. Elas operam ainda com quatro clínicos gerais e três pediatras todos os dias. A equipe de enfermagem de cada unidade foi ampliada. Antes, operava com três enfermeiros e oito técnicos de enfermagem por plantão. Agora, são quatro enfermeiros e 10 técnicos.

“Achei muito bom o atendimento. Vim procurar a unidade para curar uma crise de sinusite e fui atendida rapidamente. Fui medicada e já liberada em pouco mais de uma hora. Não tenho nada a reclamar, pelo contrário”, disse a cozinheira Vanessa Barbosa, de 37 anos.

A reorganização da saúde considera, além da nova administração das UPAs, com atendimento mais rápido e integrado, implantação do serviço de urgência e emergência de Itaipava, R$ 12 milhões para ampliação e reforma do Hospital Alcides Carneiro e orçamento R$ 45 milhões maior que o de 2018 para a área, com investimentos também em saúde básica.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo