Parceiros



Operação combate o tráfico de drogas no sul do Estado

Autoria: Redação  |  Fotos: Anderson Sobrinho



Uma operação para prender uma quadrilha de tráfico de drogas foi realizada na manhã desta quinta-feira (16) no Sul do Rio de Janeiro. Batizada de "Horse" (cavalo, em inglês), a ação foi desencadeada por volta de 5h e aconteceu simultaneamente em cinco cidades da região: Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Valença e Volta Redonda.

Segundo a Polícia Civil, o objetivo era cumprir 72 mandados de prisão preventiva e 122 de busca e apreensão. Até a publicação desta reportagem, 17 suspeitos haviam sido presos e levados para o Parque da Cidade, em Barra Mansa. A ação foi realizada pelo Ministério Público do Rio, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com a Polícia Civil.

As investigações da operação "Horse" começaram há cerca de um ano e dois meses. Ainda de acordo com a Polícia Civil, durante esse tempo, foram realizadas 15 prisões em flagrante e solucionados três homicídios. Quase todos os suspeitos investigados são das cidades da região (a maioria de Barra Mansa).

"O monitoramento das comunicações telefônicas com autorização judicial permitiu evidenciar a estrutura de uma sólida associação dedicada ao tráfico de drogas [...] Por conta da complexa estrutura e elevado número de denunciados, a investigação foi dividida em três núcleos de denunciados: o primeiro relativo à origem da droga; o segundo tem por base os traficantes receptores de drogas; e a terceira investigação tratou do tráfico em algumas localidades específicas. Para se ter uma ideia da área abrangida, os denunciados dominavam o tráfico em pelo menos dez bairros de Barra Mansa (Ano Bom, Loteamento, São Luiz, Vila Delgado, Eduardo Junqueira, Jardim América, Nova Independência, Monte Cristo, Goiabal e Vila Brígida) e quatro em Volta Redonda (Candelária, Vila Rica, Belo Horizonte e Três Poços), além de localidades em Pinheiral e Valença", informou a nota do MPRJ.

Apenas um dos investigados é de fora do estado: o fornecedor da quadrilha, que é de São Paulo. Ao longo desse um ano e dois meses, foram identificados 134 membros da organização criminosa, mas 12 já morreram. Por isso, 122 suspeitos foram denunciados.

"A operação desta quinta-feira é um desmembramento da Operação Adren, que resultou na condenação de diversos criminosos nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais", concluiu a nota.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo