Parceiros



Sapucaia lança Mapa Turístico com a chegada do Trem Rio Minas

Autoria: Redação  |  Fotos: Alex Oliveira

A noite dessa quarta-feira (11) trouxe na memória dos mais antigos cidadãos sapucaienses um pouco do passado glorioso de sua história. A cidade fez o lançamento de seu inédito Mapa Turístico culminando bem no final da noite com a chegada da composição do Trem Rio Minas, visto pela primeira vez pela população de Sapucaia e emocionando muitas pessoas. O projeto da ONG Amigos do Trem, que teve seu presidente, Paulo Henrique do Nascimento chegando na locomotiva, em parceria com o Grupo Mil e as cidades por onde o trem irá passar, tende a transformar o turismo e o desenvolvimento econômico desses municípios.
O lançamento do projeto aconteceu na Casa de Cultura Manoelina Vieira Francisco, antiga Estação Ferroviária de Sapucaia, e contou com a participação do prefeito Fabrício Baião, juntamente com seus colegas Valter Lavinas de Levy Gasparian e Jorge Luiz do município mineiro de Volta Grande. O diretor presidente do Grupo Mil, e um dos maiores incentivadores do projeto, Josemo Corrêa de Melo também esteve presente com sua família. Representantes do governo do Estado, Sebrae e Firjan, vereadores e outras autoridades, além da deputada federal Laura Carneiro, autora de uma emenda para a reforma da estação que começara muito em breve, também estiveram presentes.
A estação ferroviária de Sapucaia foi inaugurada em 20 de janeiro de 1871 pela E. F. Dom Pedro II no ramal de Porto Novo, e contou com a presença de Sua Majestade o Imperador D. Pedro II, sendo a última em território do Estado do Rio de Janeiro, antes de a linha cruzar novamente o rio Paraíba e retornar a Minas Gerais.
No lançamento do Mapa Turístico, um vídeo institucional foi apresentado mostrando um pouco das belezas esparramadas pelos cinco distritos dessa cidade centenária, como cachoeiras, fazendas, casarios históricos, hidrelétricas, lagos mostrando a tranquilidade característica da região. O prefeito Fabrício Baião em sua fala destacou o potencial turístico que a cidade tem e com a chegada do Trem Rio Minas, chegou a hora de mostrar esse potencial para todo o país.
O Trem Turístico Rio Minas vai representar o resgate da tradição ferroviária não só de Sapucaia, mas de toda a região, além de aquecer a economia, atraindo cerca de 800 turistas por final de semana. Os passeios estão previstos para o segundo semestre e serão realizados às sextas, sábados, domingos e feriados. Os preços e horários ainda não foram definidos, mas as partidas vão acontecer pela manhã. Serão duas locomotivas — no total, 15 vagões. Uma sairá de Três Rios, e a outra, de Cataguases. Em Além Paraíba, elas se encontrarão. Volta Grande é a estação central de todo o percurso que tem 168 km.
Essa volta do trem de passageiros será um marco para o fortalecimento da economia com a geração de empregos. Turistas de todo o Brasil estarão chegando na cidade para conhecer suas belezas, saborear a gastronomia e levar algo de recordação, como o artesanato, que agora tem as artesãs municipais cadastradas na Secretaria de Estado de Turismo.
Todos, seja a população e o poder público tem certeza de que será um grande sucesso o projeto do Trem Turístico Rio Minas, mas vale destacar que a cidade precisa se preparar com pousadas, hotéis e restaurantes para que o turista tenha vontade de voltar.

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .


A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Voltar ao topo