Parceiros



Teresópolis terá novas eleições para prefeito e vice após desistência de Tricano

Autoria: Redação  |  Fotos: Web



Teresópolis terá novas eleições para prefeito e vice-prefeito, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O órgão divulgou a informação nesta quarta-feira (4) após Mário Tricano desistir do recurso que o mantinha no cargo desde 2016.

O presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Gil, já assumiu como prefeito na noite desta quarta. Segundo o TRE, a data para realização das novas eleições ainda vai ser definida.

"A realização do pleito suplementar se deve ao indeferimento dos registros de candidatura de Mário de Oliveira Tricano, para prefeito, e de Darcy Sandro Dias, para vice, nas eleições de 2016. Os dois se mantinham nos cargos em razão de uma liminar concedida pelo então ministro do TSE, Gilmar Mendes, revogada agora com a homologação da desistência de Tricano no processo", informou o TRE.

Ainda de acordo com o tribunal, a nova votação na cidade segue o Código Eleitoral.

 

Entenda o caso

Tricano foi condenado em 2008 por abuso de poder e, considerando a Lei da Ficha Limpa de 2010, estava inelegível em 2012, quando venceu as eleições. Porém, em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que a Lei da Ficha Limpa (2010) era posterior à condenação de Tricano (2008) e concedeu uma liminar para que ele pudesse assumir o cargo.

O ex-prefeito tomou a iniciativa depois que o STF manteve, em 1º de março, a aplicação da Lei da Ficha Limpa, que ampliou a condenação de três para oito anos de inelegibilidade a políticos condenados eleitos antes de 2010, quando a lei entrou em vigor.

No pedido de desistência, Tricano afirmou que respeitou a decisão do STF e disse que estava se sentindo perseguido pelos vereadores da cidade e, por isso, decidiu abrir mão do recurso, que seria julgado nos próximos dias, para evitar instabilidade política.

A reportagem perguntou ao assessor de Tricano se ele iria se candidatar a algum cargo público nas Eleições 2018 e ele informou que "não tem nada decidido sobre isso".

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .


A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Voltar ao topo