Parceiros



Ação integrada entre Samu, CBMERJ e CPTrans alerta sobre acidentes de trânsito em Petrópolis

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação

Panfletagem também conscientizou sobre os trotes aos serviços de socorro


Visando a redução do número de acidentes de trânsito, que em 2017 contabilizou 1.085 vítimas no hospital referência em trauma do município, o Santa Teresa, a prefeitura intensificou, integrada ao Corpo de Bombeiros (CBMERJ), a campanha “Respeito à vida”. Nesta quarta-feira (10.01) equipes do SAMU, CPTrans e CBMERJ realizaram a abordagem a cerca de mil condutores de carros e motos conscientizando sobre a importância do respeito às leis de trânsito, sinalizações e limites de velocidade.


Na ocasião também foi reforçado o alerta junto aos jovens para que não pratiquem trotes aos serviços de socorro. Durante o mês de dezembro, o SAMU recebeu 257 ligações comunicando falsos acidentes. O coordenador administrativo do SAMU, José Geraldo da Rocha, explica que quando a informação falsa não é percebida, os atendentes transferem a ligação para o Médico Regulador, que dá continuidade ao atendimento. Há casos em que o médico consegue identificar o trote, no entanto, quando isso não ocorre, a ambulância é acionada e o trote só é descoberto quando a equipe de socorristas chega ao local.


“Vamos investir em ações de conscientização nas saídas de escolas e locais de grande circulação. Se identificamos que é uma criança na linha, nós retornamos e alertamos os pais, porém, não podemos ocupar os troncos de ligação com chamadas desta natureza, pois prejudicam o nosso atendimento”, explica o coordenador administrativo do SAMU, José Geraldo da Rocha.


O tenente Coronel Ramon Camilo de Barros Farias oficializou a parceira buscando a meta de reduzir em 5% o número de acidentes neste ano. A preocupação não é só quanto ao aumento do número de acidentes, que em 2016 chegaram a 979 atendimentos e no ano passado houve alta de 10% das ocorrências – mas também quanto à gravidade dos acidentados.


“A maioria desses acidentados foram internados pelo SUS, de acordo com estatística divulgada pelo Hospital Santa Teresa que é a referência para atendimento de trauma no município. O perfil das vítimas vem mantendo o mesmo de anos anteriores, são homens com idade entre 18 e 60 anos. Por conta disso, atendemos prontamente a solicitação do Ten. Cel. Ramon Camilo nesse esforço de reduzir esses índices e conscientizar a população”, reforça José Geraldo da Rocha.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo