Parceiros



DTM e Dor Orofacial

22/1/2012 08:09 - por Lucas Carvalho

ATM significa articulação temporomandibular. Esta articulação é responsável por todos os movimentos executados pela boca, existindo uma em cada lado (em frente de cada orelha). As doenças desta articulação e dos músculos que fazem esses movimentos da boca são chamadas de disfunção temporomandibular (DTM). Esta é uma doença que causa sofrimento a milhões de pessoas ao redor do mundo, diminuindo a qualidade de vida e restringindo o convívio social.
• O que problemas nessa articulação podem causar?
Dores de cabeça, estalos, zumbido no ouvido, diminuição da abertura normal de boca, dor e/ou sensação de cansaço ao mastigar alimentos mais duros.
• Qual o profissional capaz de detectar esse problema?
O diagnóstico e tratamento são realizados por um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, e em alguns casos envolvem outros profissionais como psicólogo, fisioterapeuta, reumatologista, ortopedista e neurologista.
• Como é realizado o tratamento?
Depende da indicação de cada caso, mas como tratamento temos a termoterapia (aplicação de calor na região), exercícios terapêuticos, agulhamento seco(realizado com agulha de acupuntura), aplicação da TENS(Estimulação elétrica transcutânea), Placa de Michigan e cognitivo comportamental. Cada caso é tratado de forma individualizada, então a forma de tratar varia de indivíduo para indivíduo
O paciente com DTM geralmente é um doente crônico que demora anos para buscar tratamento. Como os sintomas são muito subjetivos e podem estar ligados a outros problemas médicos (depressão, problemas otológicos ou reumatológicos), o dentista, muitas vezes, é o último profissional da saúde a ser procurado.
Para avaliação inicial, a Academia Européia de Desordem crâniomandibular recomenda que todo o paciente que responder sim à pelo menos uma dessas perguntas devem ser avaliados por um dentista especialista em DTM.
QUESTIONÁRIO RECOMENDADO PELA ACADEMIA EUROPÉIA DAS DESORDENS CRANIOMANDIBULARES PARA AVALIAÇÃO DE SINAIS E SINTOMAS DE DTM
1. Você tem dor quando abre a boca, ou quando mastiga, uma vez por semana ou mais?
2. Você tem dor na face, têmporas, articulação temporomandibular ou maxilas, uma vez por semana ou mais?
3. Você já teve a mandíbula “presa” ou “travada” de forma que não pudesse abrir completamente sua boca?
4. Você tem dores na cabeça, mais do que uma vez na semana?

outros colunistas

notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo