Parceiros



DTM e Dor Orofacial

22/1/2012 08:09 - por Lucas Carvalho

ATM significa articulação temporomandibular. Esta articulação é responsável por todos os movimentos executados pela boca, existindo uma em cada lado (em frente de cada orelha). As doenças desta articulação e dos músculos que fazem esses movimentos da boca são chamadas de disfunção temporomandibular (DTM). Esta é uma doença que causa sofrimento a milhões de pessoas ao redor do mundo, diminuindo a qualidade de vida e restringindo o convívio social.
• O que problemas nessa articulação podem causar?
Dores de cabeça, estalos, zumbido no ouvido, diminuição da abertura normal de boca, dor e/ou sensação de cansaço ao mastigar alimentos mais duros.
• Qual o profissional capaz de detectar esse problema?
O diagnóstico e tratamento são realizados por um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, e em alguns casos envolvem outros profissionais como psicólogo, fisioterapeuta, reumatologista, ortopedista e neurologista.
• Como é realizado o tratamento?
Depende da indicação de cada caso, mas como tratamento temos a termoterapia (aplicação de calor na região), exercícios terapêuticos, agulhamento seco(realizado com agulha de acupuntura), aplicação da TENS(Estimulação elétrica transcutânea), Placa de Michigan e cognitivo comportamental. Cada caso é tratado de forma individualizada, então a forma de tratar varia de indivíduo para indivíduo
O paciente com DTM geralmente é um doente crônico que demora anos para buscar tratamento. Como os sintomas são muito subjetivos e podem estar ligados a outros problemas médicos (depressão, problemas otológicos ou reumatológicos), o dentista, muitas vezes, é o último profissional da saúde a ser procurado.
Para avaliação inicial, a Academia Européia de Desordem crâniomandibular recomenda que todo o paciente que responder sim à pelo menos uma dessas perguntas devem ser avaliados por um dentista especialista em DTM.
QUESTIONÁRIO RECOMENDADO PELA ACADEMIA EUROPÉIA DAS DESORDENS CRANIOMANDIBULARES PARA AVALIAÇÃO DE SINAIS E SINTOMAS DE DTM
1. Você tem dor quando abre a boca, ou quando mastiga, uma vez por semana ou mais?
2. Você tem dor na face, têmporas, articulação temporomandibular ou maxilas, uma vez por semana ou mais?
3. Você já teve a mandíbula “presa” ou “travada” de forma que não pudesse abrir completamente sua boca?
4. Você tem dores na cabeça, mais do que uma vez na semana?

outros colunistas

notícias



Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .


A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Voltar ao topo