Parceiros



Vai começar a farra

26/2/2026 10:05 - por Alex Oliveira

Com as tempestades que atingem vários municípios do Rio de Janeiro e da Zona da Mata Mineira, muitos deles já decretaram estado de calamidade pública, emergência e sei lá mais o que.
O estado de calamidade pública é declarado quando o impacto do desastre é tão grave que a capacidade de resposta da administração pública fica severamente comprometida, exigindo medidas mais amplas e urgentes.
É um reconhecimento oficial de que um desastre grave superou a capacidade de resposta do município. Essa medida permite que as autoridades ajam de forma mais rápida, flexibilizando regras de gastos para contratar serviços e comprar materiais de emergência.
Aí é que mora o perigo. No Brasil, já vimos diversos casos em que se usa esse estado de calamidade pública para efetuar compras sem nenhum tipo de controle, gastando à vontade os recursos recebidos, principalmente os federais e estaduais, gerando assim a corrupção. Um dos últimos casos foi durante a pandemia de covid-19, onde vários gestores foram pegos desviando recursos para si, em vez de comprar aquilo que realmente precisava.
O que eu espero dessa vez, assim como toda a população desses municípios atingidos por essas chuvas, é que os gestores públicos façam o que realmente precise, atender a o povo.
Estamos vendo, por exemplo, em Juiz de Fora, a destruição que a cidade sofreu e a quantidade de gente que perdeu tudo. Repito, perdeu tudo mesmo. A ajuda do poder público é vital para que essas pessoas se reconstruam.
Então, por favor, não roubem o dinheiro recebido, e sim aplique nas pessoas necessitadas.

outros colunistas

notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo